8 dicas para organizar os estudos em ano de vestibular

O vestibular e Enem está se aproximando e organizar bem o tempo de estudos é uma estratégia indispensável para quem busca a aprovação. Manter uma rotina de estudos de segunda a sexta, aproveitar o sábado para revisar o conteúdo visto durante a semana e descansar no domingo é fundamental. Um dos grandes segredos de quem tem sucesso nas provas é a antecipação. Cada estudante tem uma capacidade de concentração diferente, o que torna a antecedência garantia de uma melhor preparação!

Por isso veja as dicas a seguir e organize seus estudos!

1- Estabeleça uma meta diária

Não existe fórmula mágica para a aprovação, mas são variadas as estratégias, roteiros, planos e organizar o tempo é um dos primeiros passos. Nada de estudar somente quando dá vontade, assuma um compromisso com você mesmo, independentemente de serem duas , três ou cinco horas de estudo por dia. Não esqueça que além da sala de aula, o estudo diário precisa ser uma prioridade.

2 – Escolha um lugar calmo

organizar os estudos

Opte por estudar em lugares calmos, iluminados, arejados e sem interferências externas, como eletrônicos. Procure o melhor ambiente de estudo, como seu quarto, cursinho ou em uma biblioteca pública. Não esqueça de fazer intervalos de 05 minutos a cada 25 minutos estudados para descansar a mente. Lembre-se, esses detalhes garantem a concentração!

3 – Faça exercícios

O treino é outro ponto muito importante na hora de estudar. Fazer Simulados para o vestibular é uma ótima opção para testar o conteúdo. A vantagem é que essa prática proporciona segurança e agilidade na hora de resolver as questões durante os vestibulares. Faça simulados uma vez por semana, resolver e reserve até duas horas por dia para fazer questões de vestibulares anteriores.

4 – Alimentação e Exercícios:

Procure manter uma rotina saudável, com uma alimentação equilibrada, aliada à pratica de exercícios. A combinação dos dois dará mais energia para estudar para o vestibular e provas, e irá fazer toda a diferença na sua preparação, aumentando a disposição atenção no dia a dia.

5 – Mantenha-se atualizado

Quem está prestes a prestar um vestibular precisa estar por dentro de tudo que está acontecendo no mundo, pois as bancas tendem a trazer temas da atualidade para dentro dos exames. Por isso leia jornais e revistas, assista a reportagens e mantenha-se informado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Além destas questões de atualidades aparecem frequentemente nas provas, elas são fortes candidatas à redação. O ideal é reservar uma hora do seu dia para isso. Não esqueça de pesquisar sobre os possíveis temas da redação.

6 – Faça resumos

Outra dica super válida na hora da preparação é os resumos e esquemas sobre os conteúdos estudados. Lembretes e palavras chave para relembrar o assunto ajudam muito na hora de revisar o conteúdo, principalmente fórmulas, datas e nomes importantes. Destaque os assuntos que devem ser relembrados ou que têm mais probabilidade de cair nas provas. Use lembretes em portas, espelhos e armários. Assim a informação é assimilada naturalmente pelo cérebro.

7 – Reserve seu tempo para elaborar redações

A redação é um dos momentos mais temidos durante o vestibular, pois ela tem um peso alto na nota final. Por isso, se prepare para essa avaliação, escreva uma redação por semana, busque os temas mais comentados na atualidade e tente construir redações criativas sobre eles. É importante pedir para outra pessoa, que tenha conhecimento, leia o texto, para apontar possíveis erros e acertos.

8 – Não esqueça de você

Cuidar o lado emocional nesta fase é muito importante. É necessário que o vestibulando saia, se divertia, encontre os amigos e familiares. O que não pode é deixar de lado os momentos de lazer para não acabar esgotado física e mentalmente. Lembre-se também que o sono em dia para manter o corpo e a mente descansados. Os vestibulandos devem dormir o suficiente para relaxar e aprender, uma média de 8 horas de sono por noite.

Leave a Comment