7 Dicas para facilitar seus estudos de Matemática

Como estudar matemática – Para muitos vestibulandos, a Matemática é o ponto fraco na hora de estudar. Quem não tem facilidade com cálculos chega a suar quando as questões dessa disciplina aparecem nas provas.

No entanto com planejamento e dedicação, esses obstáculos podem ser vencidos.  Para quem vai prestar Enem, o exame 45 questões da disciplina. No entanto a prova apresenta questões com vários níveis de dificuldade, e as perguntas realmente complicadas são mais raras.

O que é importante neste tipo de exame é os gráficos, tabelas, esquemas e infogramas que devem ser interpretados com cuidado, a análise dos dados apresentados é constante na prova, mas não é suficiente sem as aplicações de conhecimentos específicos.

Por isso, separamos algumas dicas importantes de como estudar matemática sozinho.

como estudar matematica sozinho

Como estudar matemática para o Enem

1 – Conheça os símbolos

O primeiro passo é aprender o vocabulário e os símbolos da Matemática. Fazer um esquema sobre eles é uma boa opção. Na Matemática, é necessário praticar muito e resolver inúmeros exercícios por exaustão. Não se contente em apenas ler, é preciso reproduzir o conteúdo, fazer resumos, fichas, mapas mentais, explique a matéria para você mesmo.

2 – Revise seus exercícios

Outra dica importante de se ter em mente é os exercícios e até mesmo os erros cometidos durante a resolução dos problemas. Lembre-se de nunca desprezar seus erros. A partir deles você também irá aprender. Sempre confira o que você errou no exercício, veja se faz sentido a correção, crie seu próprio exemplo fazendo pequenas alterações, pois desta forma você também fixa o conteúdo. Visualize seus erros, faça desenhos, sublinhe as questões, isso irá contribuir muito com a sua aprendizagem.

3 – Grave suas aulas de matemática e as escute diariamente

Você pode gravar em seu celular áudios das suas aulas de matemática que apresenta o conteúdo que precisa ser memorizado. Utilize essa técnica e ouça a gravação uma a duas vezes por dia durante uma semana. Esse é um método excelente e que funciona muito bem. Você pode também elaborar resumos do conteúdo de matemática a ser memorizado e gravar esse resumo.

4 – Aprenda a fazer flash cards

Para quem não conhece, os flash cards são pequenos cartões em cartolina, nos quais você esquece  o conteúdo que precisa ser memorizado em forma de perguntas e respostas, escrevendo de um lado a pergunta e do outro lado a resposta. Por exemplo, você pode colocar de um lado do cartão o significado da fórmula matemática e do outro lado a própria fórmula matemática. A partir do momento que aquele flash card é memorizado, você pode passar para o próximo conteúdo.

5 – Crie associações

A partir do momento que você aprende um novo conteúdo de matemática, busque na sua mente algo que você já sabe e que tenha alguma relação com essa nova informação. Um conceito estudado numa aula anterior pode ajudar a entender e memorizar um conceito novo e mais complicado.

Também tente aplicar esse conteúdo no seu dia a dia, associando com acontecimentos da sua rotina, assim a memorização dos esquemas será muito mais fácil!

6 – Busque outras fontes

Quando você não conseguir entender um assunto de difícil raciocínio é importante buscar outras fontes, ou seja, leia outros livros sobre o mesmo conteúdo, às vezes os autores conseguem explicar de uma forma mais didática que outros. Alguns livros tornam complicados assuntos de fácil compreensão e você pode se surpreender entendendo facilmente um assunto que em outro livro parecia extremamente complexo.

7 – Não tenha medo do assunto

Você precisar perder o medo do conteúdo, se achar a matemática difícil, ela realmente será difícil.  Aquilo que você pensa e sente sobre a matemática, influenciará na qualidade do estudo. Busque considerar a matemática uma disciplina boa e prática e ela realmente se tornará assim.

Leave a Comment